• Home
  • Quem Escreve
  • Contato
  • Porosidade Capilar | Teste de Porosidade

    Se você está em uma fase em que não vê outra solução ao cabelo a não ser querer rapar, de tanta raiva, pois já tentou de tudo; gastou toda grana com aquela hidratação gringa, fez todas as hidratações possíveis caseiras que existem na face da internet; e mesmo assim não dá resultado nenhum, seu cabelo continua ressecado e sem brilho ?!

    O problema pode estar no grau de porosidade da cabeleira. Mas o que é isso?

    Antes de começarmos, você já está seguindo o Blog?? Miga não perde tempo, não custa nada e fica aqui do ladinho >>>>





    Porosidade Capilar

    É a capacidade dos fios de absorverem a umidade, nutrição e hidratação. É formada por aproximadamente 7 – 10 camadas de cutículas, como se fossem escamas para proteger os fios.  Quanto mais aberta as escamas, maior absorção os fios terão, e assim o inverso.

    Porém, como tudo na vida existe um MAS, não é bom ter um cabelo com as cutículas muito abertas, pois absorvem não só os nutrientes, mas também a exposição ao sol, descoloração, muito calor por chapinha e secador, água salgada e de piscina, shampoo muito abrasivos, tintura, progressiva, formol, relaxamento e etc...

    Da mesma forma também não é bom ter cutículas muito fechadas, pois os fios não conseguem absorver a hidratação, a nutrição e todos os processos que você faz para tentar recuperar os cabelos. Então é necessário ter um equilíbrio nas madeixas, deixando as cutilas capilares nem muito aberta e nem muito fechada.






    Como saber o grau de porosidade

    Os testes para saber o grau de porosidade do seu cabelo são bem simples:

    1° Teste


    • Pegue alguns fios de cabelo (Miga não precisa arrancar, muito menos cortar), utilize os fios que caem e os que ficam na escova quando penteia;

    •  Em um recipiente acrescente água e os fios de cabelo;

    • Aguarde por uns 5 minutos, e veja em qual posição os fios permaneceram: No fundo (afundou), no meio ou no raso (boiou).

    Agora o seguinte:

    Afundou: Porosidade alta, cabelos com cutículas muito abertas. Estão ressecados, opacos e ásperos; prontos para serem usados na cozinha no lugar da palha de aço.

    No meio: Porosidade normal, cabelos saudáveis. Nosso grande objetivo de vida!

    Raso: Porosidade baixa, cabelos com cutículas bem fechadas.  Os fios não estão absorvendo as hidratações, umidades e coloração.

    2° TESTE

    Deslize os dedos em um fio de cabelo em direção a seu couro cabeludo. E analise se o fio estiver áspero, como se houvessem nós, a porosidade está alta; agora se o fio estiver bem lisinho a porosidade está baixa.



    Tratamentos

    Ficou desesperada?! Eu também. Mas calma, pra tudo na vida tem solução. Então vamos lá:

    Porosidade Baixa

    Aposte na hidratação, com touca térmica para ajudar a abrir um pouco as cutículas e o produto agir nos fios. Um ótima dica é lavar os cabelos antes com água fria ou morna.
    As umectações também são bem vindas; porém como as cutículas estão muito fechadas os produtos podem não adentarem no fio e darem aquele aspecto pesado e oleoso ao cabelo. Então faça apenas uma vez por mês, e não deixe agir por muitas horas. 

    Porosidade Normal

    Continue com sua hidratação diária, pois está funcionando. Os cabelos com porosidade normais também precisam de hidratação e nutrientes, então não deixe de fazer semanalmente uma hidratação na cabeleira.

    Porosidade Alta

    Ore por um milagre! Brincadeira, tem solução sim ! Hidrate bem os cabelos semanalmente, umectação,  reconstrução e receitas caseiras com vinagre de maçã, mel e abacate são ótimos para reverter este caso, faça um Cronograma Capilar. A dica é sempre proteger os fios do calor com um protetor térmico e acrescente Bepantol no seu creme de hidratação.


    12 comentários :

    1. Meu cabelo estava com a porosidade altíssima! hahahahaha
      tratei de dar um jeito nele, comecei a hidratar, cortar a chapinha e o secador quase todos os dias. Cortei o formol e a tintura por algum tempo, tudo para ele melhorar.
      Ele ainda não está 100% mas estamos chegando lá. Acho ótimo esses testes, porque evita da gente tirar as próprias conclusões e danificar ainda mais o cabelo.
      Ótimo post!

      Beijos,
      rodoviadezenove.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Lolla, estou no mesmo dilema, de me livrar da chapinha .. Mas é tão difícil ... O teste ajudou muito a montar meu cronograma capilar, e mega melhorou já meu cabelo, mas acho que nunca vamos estar 100% satisfeitas, sempre vai ter alguma coisa que queremos melhorar. haha - Não consegui entrar no seu site :( - Me passa o link novamente ?! Beijos. Obrigada pelo comentário !!

        Excluir
    2. Eu não sabia desse teste mas com certeza o meu deve estar muito estragado!
      Estou fazendo hidratação e tudo, mas com as mechas ele está todo quebrado.
      Beijos
      BlogCarolNM
      FanPage

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carol, eu aconselho a fazer o teste, e montar um cronograma capilar para ir tratando.. Nem sempre o cabelo precisa de hidratação, pode ser que precise de uma boa reconstrução (Tem post no Blog sobre a reconstrução com Glicopan Pet), ou de nutrição .... Espero que tenha gostado do post e que tenha te ajudado :) - Beijos !! Já estou participando do seu Blog, é lindo.. Parabéns !!

        Excluir
    3. Super legal o post . Eu já fiz esse teste em casa agora só cuidar dos fios. Rsrs sucesso gata

      ResponderExcluir
    4. Olá tudo bem? Pelo visto seu blog está bem no início ainda né,mas eu gostei bastante.Achei que ele está super arrojado.. Beijos e boa sorte nessa caminhada.
      http://escolidivas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esta sim .. Tem alguns dias de vida apenas . haha .. Mas o melhor de tudo, é que estou curtindo muito !! Adorei seu Blog, seu post sobre as melhores cidades do mundo, fiquei encantada morrendo de vontade de viajar ... Já estou super participando do seu blog!! Parabéns !!

        Excluir
    5. Muito incrível esse post, super completo com dicas maravilhosas! Parabéns e sucesso!

      ResponderExcluir